Disciplinas

1º semestre:
CÓD.
CRÉD.
C.H
DISCIPLINAS

FUE 717
04
60
Fundamentos Filosóficos, Políticos e Sociais da Gestão Educacional
ADE 737

04
60
Gestão Escolar e Organização Curricular
ADE 736
04
60
Políticas Públicas e Gestão Educacional

ADE739
04
60
Enfoques de Pesquisa

Total = 240 horas-aula
2º Semestre
CÓD.
CRÉD
C.H
DISCIPLINAS

ADE 738
03
45
Metodologia Científica

EAD 1037
04
60
A construção do projeto político-pedagógico
FUE 718
03
45
Desenvolvimento Humano em Diferentes Abordagens
Total= 150 horas-aula
3º Semestre:
CÓD.
CRÉD
C.H
DISCIPLINAS

EDM 001
-
-
Elaboração de defesa de Monografia


CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO – 390 h



EMENTAS:


FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS POLÍTICOS E SOCIAIS DA GESTÃO EDUCACIONAL 
Ementa: Fundamentos da Educação. Os Fundamentos Filosóficos e Políticos da Gestão Educacional. Os Fundamentos Sociais da Gestão Educacional. Os Problemas Contemporâneos para a Fundamentação da Gestão Educacional.
Objetivo: O aluno deverá adquirir uma visão ampla e integrada dos pressupostos que fundamentam a gestão educacional.
Professor: Hugo Antônio Fontana 

GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Ementa: Gestão escolar. Currículo
Objetivo: Compreender as formas de gestão e suas implicações nas práticas institucionais, bem como sua relação teoria e prática com os currículos escolares
Professora: Marilene Gabriel Dalla Corte
 
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Ementa: Constituição Federal. Leis Educacionais Atuais. Planejamento Educacional
Objetivo: Compreender as relações entre as políticas educacionais e as políticas do macro sistema econômico.
Professora: Myrian Cunha Krum

ENFOQUES DE PESQUISA

Ementa:
Aspectos teóricos da pesquisa educacional: relação entre filosofia e ciência, a questão do método, o empírico e o dialético na pesquisa científica. Pesquisa empírica: estudos descritivos. A pesquisa qualitativa: análise documental, estudo etnográfico, enfoques fenomenológico e dialético da pesquisa em Educação. Alguns procedimentos na pesquisa qualitativa: a observação participante, a entrevista, história de vida, análise de conteúdo.
Objetivo: Oferecer bases teóricas e operacionais quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa científica no campo da Educação, tendo em vista a aplicação de conceitos básicos da pesquisa assim como o desenvolvimento do espírito crítico, da observação e participação.
Professor: Neila Pedrotti Drabach

METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ementa: Produção de trabalhos científicos. Normas técnicas atuais de redação e apresentação do trabalho científico (ABNT). Especificidades da pesquisa em educação e os campos teórico-metodológicos que a fundamentam. Elaboração do projeto de pesquisa. A escrita da monografia.
Objetivo: Utilizar as normas técnicas atuais para elaboração de trabalhos científicos. Conhecer as especificidades da pesquisa em educação. Elaborar um projeto de pesquisa. Compreender o processo de escrita da monografia.
Professora:
Maria Eliza Rosa Gama
 
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Ementa: Papel social da escola. O professor como gestor escolar na reconstrução do fazer pedagógico. Fundamentos político-teórico-metodológicos da gestão escolar. Planejamento participativo.
Objetivo: Refletir sobre o papel social da escola através de suas ações administrativo-político-pedagógicas no processo de busca da sua identidade.

Professora: Liliana Soares Ferreira
 
DESENVOLVIMENTO HUMANO EM DIFERENTES ABORDAGENS
Ementa: A disciplina abrange a teoria do desenvolvimento dialético de Wallon, a concepção simbólico – cultural de Gardner, e o desenvolvimento ecológico sistêmico de Bronfenbrenner relacionados a aprendizagem e seus intercâmbios junto ao contexto da Gestão Educacional.
Objetivos: Conhecer e identificar as teorias contemporâneas caracterizadas por aspectos dialéticos, simbólico – cultural e ecológico do desenvolvimento.
Professora: Lúcia Bernadete Fleig Koof