1º semestre:
CÓD.
|
CRÉD.
|
C.H
|
DISCIPLINAS
|
FUE 717
|
04
|
60
|
Fundamentos Filosóficos, Políticos e Sociais da Gestão Educacional
|
ADE 737
|
04
|
60
|
Gestão Escolar e Organização Curricular
|
ADE 736
|
04
|
60
|
Políticas Públicas e Gestão Educacional
|
ADE739
|
04
|
60
|
Enfoques de Pesquisa
|
Total = 240 horas-aula
2º Semestre
CÓD.
|
CRÉD
|
C.H
|
DISCIPLINAS
|
ADE 738
|
03
|
45
|
Metodologia Científica
|
EAD 1037
|
04
|
60
|
A construção do projeto político-pedagógico
|
FUE 718
|
03
|
45
|
Desenvolvimento Humano em Diferentes Abordagens
|
Total= 150 horas-aula
3º Semestre:
CÓD.
|
CRÉD
|
C.H
|
DISCIPLINAS
|
EDM 001
|
-
|
-
|
Elaboração de defesa de Monografia
|
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO – 390 h
EMENTAS:
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS POLÍTICOS E SOCIAIS DA GESTÃO EDUCACIONAL
Ementa: Fundamentos da Educação. Os Fundamentos Filosóficos e Políticos da Gestão Educacional. Os Fundamentos Sociais da Gestão Educacional. Os Problemas Contemporâneos para a Fundamentação da Gestão Educacional.
Objetivo: O aluno deverá adquirir uma visão ampla e integrada dos pressupostos que fundamentam a gestão educacional.
Professor: Hugo Antônio Fontana
GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Ementa: Gestão escolar. Currículo
Objetivo: Compreender as formas de gestão e suas implicações nas práticas institucionais, bem como sua relação teoria e prática com os currículos escolares
Professora: Marilene Gabriel Dalla Corte
Ementa: Gestão escolar. Currículo
Objetivo: Compreender as formas de gestão e suas implicações nas práticas institucionais, bem como sua relação teoria e prática com os currículos escolares
Professora: Marilene Gabriel Dalla Corte
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Ementa: Constituição Federal. Leis Educacionais Atuais. Planejamento Educacional
Objetivo: Compreender as relações entre as políticas educacionais e as políticas do macro sistema econômico.
Professora: Myrian Cunha Krum
ENFOQUES DE PESQUISA
Ementa: Aspectos teóricos da pesquisa educacional: relação entre filosofia e ciência, a questão do método, o empírico e o dialético na pesquisa científica. Pesquisa empírica: estudos descritivos. A pesquisa qualitativa: análise documental, estudo etnográfico, enfoques fenomenológico e dialético da pesquisa em Educação. Alguns procedimentos na pesquisa qualitativa: a observação participante, a entrevista, história de vida, análise de conteúdo.
Objetivo: Oferecer bases teóricas e operacionais quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa científica no campo da Educação, tendo em vista a aplicação de conceitos básicos da pesquisa assim como o desenvolvimento do espírito crítico, da observação e participação.
Professor: Neila Pedrotti Drabach
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ementa: Produção de trabalhos científicos. Normas técnicas atuais de redação e apresentação do trabalho científico (ABNT). Especificidades da pesquisa em educação e os campos teórico-metodológicos que a fundamentam. Elaboração do projeto de pesquisa. A escrita da monografia.
Objetivo: Utilizar as normas técnicas atuais para elaboração de trabalhos científicos. Conhecer as especificidades da pesquisa em educação. Elaborar um projeto de pesquisa. Compreender o processo de escrita da monografia.
Professora: Maria Eliza Rosa Gama
Ementa: Constituição Federal. Leis Educacionais Atuais. Planejamento Educacional
Objetivo: Compreender as relações entre as políticas educacionais e as políticas do macro sistema econômico.
Professora: Myrian Cunha Krum
ENFOQUES DE PESQUISA
Ementa: Aspectos teóricos da pesquisa educacional: relação entre filosofia e ciência, a questão do método, o empírico e o dialético na pesquisa científica. Pesquisa empírica: estudos descritivos. A pesquisa qualitativa: análise documental, estudo etnográfico, enfoques fenomenológico e dialético da pesquisa em Educação. Alguns procedimentos na pesquisa qualitativa: a observação participante, a entrevista, história de vida, análise de conteúdo.
Objetivo: Oferecer bases teóricas e operacionais quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa científica no campo da Educação, tendo em vista a aplicação de conceitos básicos da pesquisa assim como o desenvolvimento do espírito crítico, da observação e participação.
Professor: Neila Pedrotti Drabach
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ementa: Produção de trabalhos científicos. Normas técnicas atuais de redação e apresentação do trabalho científico (ABNT). Especificidades da pesquisa em educação e os campos teórico-metodológicos que a fundamentam. Elaboração do projeto de pesquisa. A escrita da monografia.
Objetivo: Utilizar as normas técnicas atuais para elaboração de trabalhos científicos. Conhecer as especificidades da pesquisa em educação. Elaborar um projeto de pesquisa. Compreender o processo de escrita da monografia.
Professora: Maria Eliza Rosa Gama
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Ementa: Papel social da escola. O professor como gestor escolar na reconstrução do fazer pedagógico. Fundamentos político-teórico-metodológicos da gestão escolar. Planejamento participativo.
Objetivo: Refletir sobre o papel social da escola através de suas ações administrativo-político-pedagógicas no processo de busca da sua identidade.
Professora: Liliana Soares Ferreira
Ementa: Papel social da escola. O professor como gestor escolar na reconstrução do fazer pedagógico. Fundamentos político-teórico-metodológicos da gestão escolar. Planejamento participativo.
Objetivo: Refletir sobre o papel social da escola através de suas ações administrativo-político-pedagógicas no processo de busca da sua identidade.
Professora: Liliana Soares Ferreira
DESENVOLVIMENTO HUMANO EM DIFERENTES ABORDAGENS
Ementa: A disciplina abrange a teoria do desenvolvimento dialético de Wallon, a concepção simbólico – cultural de Gardner, e o desenvolvimento ecológico sistêmico de Bronfenbrenner relacionados a aprendizagem e seus intercâmbios junto ao contexto da Gestão Educacional.
Objetivos: Conhecer e identificar as teorias contemporâneas caracterizadas por aspectos dialéticos, simbólico – cultural e ecológico do desenvolvimento.
Professora: Lúcia Bernadete Fleig Koof
Ementa: A disciplina abrange a teoria do desenvolvimento dialético de Wallon, a concepção simbólico – cultural de Gardner, e o desenvolvimento ecológico sistêmico de Bronfenbrenner relacionados a aprendizagem e seus intercâmbios junto ao contexto da Gestão Educacional.
Objetivos: Conhecer e identificar as teorias contemporâneas caracterizadas por aspectos dialéticos, simbólico – cultural e ecológico do desenvolvimento.
Professora: Lúcia Bernadete Fleig Koof